De acordo com um estudo promovido pela marca de whisky Grant’s, 70% dos inquiridos afirmam que as redes sociais contribuem para uma melhoria das suas vidas, “uma vez que estas lhes permitirem partilhar histórias com maior facilidade, aumentando a sua consciência em relação ao mundo exterior”.
O estudo “Storytelling in the Digital Age”, que tem como objectivo analisar de que forma as novas tecnologias e as redes sociais têm influenciado o modo e a tradição de contar histórias, resulta de entrevistas online a 800 participantes até 64 anos de Portugal, Bulgária, Canada, Colômbia, França, Índia, Rússia e Reino Unido.
Segundo o estudo, sete em cada dez inquiridos consideram que as redes sociais têm ampliado o seu conhecimento em relação a eventos e histórias ao nível mundial. Mais de metade das pessoas em Portugal, na Rússia e Reino Unido, subindo para 67% na Bulgária, concordam que as redes sociais têm simplificado muito a partilha e o conhecimento de histórias pessoais comparativamente ao que acontecia no passado.
O inquérito conclui ainda que “enquanto os utilizadores que aderiram inicialmente são mais reticentes relativamente aos conteúdos que partilham nas redes sociais, os novos utilizadores, nos países em desenvolvimento, são mais entusiastas na partilha de histórias pessoais e na comunicação online com outras pessoas”.
“Os resultados confirmam que, com as redes sociais em ascensão em todo o mundo, as pessoas tendem a deixar de contar as suas histórias cara a cara, passando a expressar-se mais livremente em áreas públicas por intermédio das novas tecnologias”, refere a Grant’s.
Recorde-se que a Grant’s, marca de whisky distribuída em Portugal pela PrimeDrinks, realizou, no ano passado, o primeiro festival de storytelling em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário