A Google divulgou ontem um vídeo de apresentação do seu projecto de óculos de realidade aumentada, o qual está a ser trabalhado pelo laboratório de inovação da empresa, o Google X. Este dispositivo, de design futurista e que até pode trazer à memória alguns clássicos da ficção científica, deve chegar ao mercado no final do ano.
Este projecto da Google, denominado Project Glass, promete revolucionar o mundo da informação em tempo real, ao incorporar na experiência do dia-a-dia as actividades que normalmente realizamos na internet (como nas redes sociais) e nos smartphones, apenas com recurso a comandos verbais.
Apesar de, em algum momento, mostrar os óculos de realidade aumentada, o vídeo da Google serve para apresentar algumas das funcionalidades deste objecto. De acordo com as imagens, os óculos darão indicação da temperatura exterior e previsões meteorológicas, fornecerão percursos alternativos caso os trajectos habituais ou transportes públicos não estejam disponíveis (devido a greves, por exemplo), permitirão tirar fotografias e até realizar contactos por vídeo, voz ou texto.
De acordo com outras fotografias divulgadas pela Google, os óculos serão compostos por uma microcâmara, um microfone e um micro-visor do lado direito da vista, a partir do qual o utilizador recebe todas as informações em tempo real.
A Google ainda não indicou a data de lançamento nem o preço dos óculos. No entanto, a imprensa internacional tem especulado que o produto pode chegar ao mercado até ao final deste ano, por um custo entre 450 e 600 dólares (aproximadamente 344 a 459 euros). A gigante tecnológica adverte, no entanto, que os óculos deverão ser usados ocasionalmente e não de forma contínua.
Veja aqui o vídeo da Google:
Sem comentários:
Enviar um comentário