Tecnologia, Economia, Marketing, Turismo, Hotelaria, Redes sociais, Mobile, Smartphones, Google, Android
sábado, 12 de dezembro de 2009
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Riscos da Inovação
Assumindo que inovar implica arriscar, então inovação é igual a risco. Sendo inovação igual a risco, então o retorno desse rico deve ser proporcional. Conjuntura de "Lapalice", no entanto: Acontece, que não se inova por mera vontade ou capacidade financeira, inova-se porque se acredita em algo, tem de juntar à equação o conceito de empreendedor, da capacidade de concretização que lhe está associada.
in Executive Digest
sábado, 5 de setembro de 2009
Gerir uma marca - abordagem relacional
Diferenciação - Reputação - Emoção - Internalização
Gerir uma marca numa abordagem relacional exige o reconhecimento que:
- Gerir interacção entre empresa e clientes. Relação favorável entre ambas as partes
- As opções em termos da identidade da marca (nome, logo, cores, lettering, etc) bem como as acções no âmbito do Marketing Mix que se venham a realizar não são mais do que elementos de suporte que facilitem (mas não mais do que isso) a criação de uma relação positiva com a marca
terça-feira, 17 de março de 2009
Como fidelizar clientes?
Grau de satisfação dos clientes:
- Percepção sobre a qualidade do produto
- Expectativas que tinham antes de o ter adquirido (expectativas da imagem que cada cliente tem da marca para além, obviamente, das suas próprias necessidades pessoais)
- Distinguir um cliente satisfeito de um cliente encantado. Cliente Satisfeito - adquiriu uma marca que corresponde ao que esperava. Cliente encantado - é aquele cujas as expectativas foram superadas. Meio de fidelizar o cliente é encantá-lo, ter uma actuação que exceda as suas expectativas.
- Probabilidade de um cliente encantado voltar a comprar a mesma marca é seis vezes maior do que a de um cliente simplesmente satisfeito.
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Marketing Relacional
Marketing relacional - interagir com clientes, gerir relacionamentos
- Implementar processos de produção e distribuição mais flexíveis que possibilitem uma crescente adaptação do produto, sem que isso sacrifique, pelo menos de modo significativo, a eficiência operacional.
- Acrescentar valor e diferenciar a oferta através da agregação de serviços ao produto base tais como garantias, assistência pós-venda, soluções financiamento, formação, etc.
- Apostar em modernas formas de distribuição assentes em novas tecnologias de informação (ecommerce), atendimento personalizado e acções de Marketing mais individualizadas (direct mail).
- Papel central da marca, uma perspectiva relacional, importante a imagem e fidelidade.
- Abordagem relacional do Marketing assentar numa ideia-chave: é preferível fazer bons negócios com menos clientes do que maus negócios com muito clientes.
- Um aumento de 5% na lealdade dos clientes traduz-se num aumento de 60% dos lucros. Clientes leais tendem a ser muito mais rentáveis. Estão mais familiarizados com produtos e serviços da empresa, tornando-se mais fácil e barato lidar com eles. Formas de agir mais ajustada à empresa vendedora. Tendem a comprar mais porque têm conhecimento dos outros produtos da empresa. São menos sensíveis ao factor preço, podendo estar dispostos a pagar um preço PREMIUM, dadas as vantagens que usufruem. Através das referências que dão podem atrair novos clientes. Assegurar um relacionamento estável, duradouro e com vantagens para ambas as partes
in Marketeer
Evolução do Marketing
1 - Marketing de massas (Mercado)
2 - Marketing Segmentado (Segmentos de mercado)
3 - Marketing One to One (directo ao cliente individualizado) - Nova fase do Marketing
Subscrever:
Mensagens (Atom)